segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Creepy.

Que nao se entenda errado o que aqui digo e que nao se façam julgamentos previos.

Algumas palavras aqui nao saem das bocas das pessoas. Algumas delas sao "actually", uma vez que todos aqui sabemos da verdade absoluta de todas as coisas. Eu poderia incluir tambem "cazzo", mas dai estaria me referindo apenas a uma pessoa. E nao, nao sou eu. G_G

 "Actually, its not like that, the guys in Hong Kong..."
"No no no, actually they eat a lot of..."
"O-M-G boy, are you crazy? Actually they dont eat that much..."

A segunda delas é "challenging". Nem sei se essa é a forma correta a se escrever. Tudo dentro do UWC do Adriatic pode se tornar uma missao dificil. Desde cozinhar macarrao - quando simplesmente todas as panelas do colegio desaparecem - até dormir. é, dormir pode ser uma missao dificil.

Mas uma extremamente constante e que provoca muxoxos e lamentos quando escutada é "disappointing". é sem duvida a palavra mais dita por aqui, quando algo ruim acontece, quando alguem esta de mau humor, ou quando se deseja expressar que esta realmente triste. Decepçao. Decepçao é uma constante aqui, mesmo que passe longe de anular a experiencia fantastica que se vive.

De fato, a vida é tambem sobre decepçoes, ja me disse alguem, ha muito tempo, quando eu nem existia mesmo. Vive-se de expectativas e, consequentemente, quando nem todas elas sao satisfeitas, o monstro vem destruindo aquilo que a gente imaginava ser o presente, ou o futuro - até o passado.

Mas o que ocorre aqui é que em um dia se vive uma semana. Em um dia se é capaz de tirar conclusoes e ter ideias que, num mundo normal - porque esse aqui nao se inclui no grupo das coisas normais - tomariam muito tempo para surgirem. Em consequencia, muitas experiencias, mudanças e decepçoes podem acontecer num so dia.

é o que me tem ocorrido. Nao com relaçao a mim mesma ou aos meus colegas, mas em relaçao aos meus professores. Tenho que dizer que realmente nao sao o que eu esperava, e que sinceramente alguns deles sao decepcionantes.

Ontem, por exemplo, eu soube do caso de uma professora de biologia que, enquanto almoçava com todos os alunos, viu uma menina da Africa com uma bandeja onde tinha bastante comida e fez um comentario asqueroso sobre isso, relacionando ao lugar de onde ela vinha.


Seres humanos desse tipo me provocam um verdadeiro asco. Porque quando se fala de alguem que nao teve acesso a educaçao nenhuma, que nao tem culpa pela propria ignorancia, é realmente algo que se procura compreender. Mas quando se trata de uma professora de um colegio como o meu, rodeada de gente do mundo inteiro, voce simplesmente começa a ter nojo assim que olha pra tal criatura.

De qualquer forma, tenho sobrevivido as aulas de biologia com as palavras muito mal cuspidas por ela. Saudades do Mazzetti, que fazia citoplasma, nucleo ou o que quer que fosse se transformarem em coisas fantasticas que despertam o interesse de qualquer um.

O mesmo acontecem nas aulas de matematica. Eu, que em matematica me classifico muito abaixo do mediocre, mas que tive a oportunidade de ter aulas com um professor fantastico, hoje me deparo com um certo senhor simpatississimo - mas que nao sabe nada sobre raciocinar.

Talvez ate saiba, mas o trabalho arduo - que é me fazer entender o raciocinio, ele nao completa muito bem, mesmo porque nem tenta. Nas aulas de matematica o que temos feito é decorar que botoes apertar numa calculadora avançadissima - e cara.

Ao mesmo tempo, eu me sinto grata pela bagagem que me foi dada. Graças a gente como o Ivail, por exemplo, eu sei o que faço na calculadora - ou pelo menos tento saber. E, graças aos professores de biologia anteriores que ja tive, me desprendo das aulas de biologia pra relembrar tudo o que ja aprendi e que preciso estudar novamente aqui.

De qualquer forma, todas as coisas tem estado melhores. Eu tenho passado a ter uma visao mais abrangente e talvez ate mesmo realista sobre o colegio, largando aos poucos a utopia que eu mesma sabia nao existir, mas a que, adimito, adorava ficar agarrada. Como um fio de esperança de que, num lugar controlado por gente de verdade, as coisas pudessem de fato correr bem.

A verdade, infelizmente, é que nao podem, por mais que esse lugar em que eu vivo seja maravilhoso e que me faça crescer muito a cada dia.

Provavelmente vai sempre encontrar-se um boçal qualquer pra dizer que a menina da africa ja deveria estar acostumada a comer pouco, ou um outro qualquer pra falar contigo como se voce fosse um idiota - o que faz dele um boçal maior ainda. E voce, bem. Voce sabe disso.

Ciao, ragazzi.

2 comentários:

  1. Pois é filha, nós sabemos que os seres humanos são falhos em qualquer lugar do mundo, mas, com toda a certeza, toda essa experiência só irá servir para o seu crescimento. Quero que voce fique firme e não se deixe abater OK! voce é uma vencedora. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Interessantíssimo,o que estás comentando dá-nos dimensão exata de o quanto,por falta de experiencia nos equivocamos julgando que os nossos profissionais são menos qualificados,que os genios que pela graça do senhor nasceram no primeiro mundo e ai se formaram, estão em um patamar muito acima.que bom que estás tendo a oportunidade de conhecer outra verdade, afinal foi dito CONHECERAS A VERDADE E SERÁS LIBERTA.divulgue com bastante enfase estas coisas pois, assim talvez percamos um dia o complexo de cachorro vira latas. bjs

    ResponderExcluir