quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Devia ser proibido.


"Devia ser proibido debochar de quem se aventura em lingua estrangeira."


Chico em "Budapeste" e eu na Italia achamos, muitos imigrantes por esses pequenos paises europeus e pelo resto do mundo provavelmente acham também. Eu, particularmente, vejo parte disso até com certa positividade, mas é de fato impossivel nao sentir um pingo de raiva quando alguem debocha de uma pronuncia errada, ou ri por um erro gramatical que voce comete sem querer, no meio de uma conversa.

Acredito que a verdade é que, quando voce chega, sem saber muitas palavras, sem se arriscar muito, deixando claro de que realmente nao sabe muito sobre a lingua, ha sempre aquele momento de caridade de quem é fluente, aquela vontade bonita de ajudar, querendo apenas que voce pratique a lingua, sem se preocupar com os seus erros em pronunciaçao.
Mas, quando começa-se a progredir rapidamente e voce ate mesmo se arrisca a ler e discutir livros, a fazer algumas redaçoes e usar palavras diferentes daquela usuais, ai eles acham que seria justo ter um pouco de diversao, uma vez que voce esta quase aprendendo e precisa melhorar.

Foi assim comigo ontem, por exemplo. Aula de Ingles. Um professor Canadense que, diferente de todos os outros canadenses daqui do colegio, que sao uns amores de pessoa, olha pra mim com um sincero olhar de "Desconfio de sua capacidade", o que me faz ter que acertar tudo o que ele pergunta, ser empenhada nas aulas e ter umas idéias diferentes, que puxem boas discussoes na aula. Nao que eu obtenha sucesso sempre, e a manha de ontem foi o retrato explicito disso.

O caso é que ele nos pediu que escrevessemos "4 statements" sobre um determinado tema, usando as tecnicas de argumentaçao que eles tinha nos dado numa pequena apostila - O que realmente tem me feito bem, uma vez que minha argumentaçao em ingles é lixo perto do que eu consigo em portugues.

Entao ele nos deu um assunto aleatorio - Uniformes Escolares. Eu, bem empenhada com a ideia que havia me ocorrido pra primeira sentença, consegui escrever algo realmente consistente, mas, dentre as boas palavras que encontrei no meu ainda crescente vocabulario, encontrava "focuses".

Maldita palavra. Ele me pediu que lesse em voz alta e eu, com o sotaque do portugues que reluta em me soltar, li "foquiuses", com a terceira silaba tonica. Eu terminei de ler, ele disse que estava muito boa a sentença e deu um sorrisinho de leve.

"Diga de novo."
"Diga de novo o que?"
"Essa palavra." E escreveu "focuses" no quadro branco.
Eu repeti na maior das inocencias. E ele pediu que eu dissesse mais tres vezes. Na ultima eu estava proxima a assumir um tom violento na palavra, e foi entao que ele riu sonoramente.

Devo confessar que, quando percebi que eu soava como "fuck you (zs)" (!!!!), ri tambem. Mas no fundo meu caro professor estava sendo xingado nas melhores das palavras da lingua portuguesa.

No final do dia eu havia aprendido a pronuncia correta da palavra, e, toda vez que me lembrava do episodio pela manha, associava ao "Italian man who went to Malta", e Budapeste, pela noite, era praticamente um dialogo onde as palavras eram roubadas da minha cabeça.

Celestina: "Yes you can, just focus on what you want, Duda!"

Uhum. Espere so.

Por hoje vou ficando por aqui.
Ciao ciao. :D

5 comentários:

  1. GAHAHAHHAHAHAHHAHAH eu continuava mandar o professor se fuder .
    morrendo de saudades e doida com o frankloween ;__;

    ResponderExcluir
  2. Um dia,li, ou ouvi,não me lembro, que a diferença de um homem grande para um grande homem era que um grande homem sabia respeitar e prestigiar o seu semelhante.com certeza este beócio desconhece esta verdade,epode até dar aulas mas não merece o titulo de mestre,

    ResponderExcluir
  3. Se eu te conheço bem, sei que voce não irá se deixar abater por causa desse idiota. Mostre à ele do que voce é capaz. Eu sei, mas, ele ainda não sabe. Eu tô com a sua amiga, manda ele se FUDERRRRRR. Beijos

    ResponderExcluir
  4. HUAHAUAHUAHAUAHAUAHUAHAUAHUAHAUAH Eu sou capaz de mais do que mandar o professor aqui ou ali, cmon. E ele é uma boa pessoa. A Kriska do Chico tambem era.

    ResponderExcluir