domingo, 20 de setembro de 2009

Happy New Year.

Ciao! Nessa ultima sexta feira foi comemorado, na minha residencia, o Ano Novo judeu. Segundo a Shai, estamos no ano cinco mil e tantos, ou mais - Realmente nao lembro.

Comemos maças com mel, dançamos danças judias - Pasmem, o Mohamad, um palestino, tambem dançou - que a Shai nos ensinou, ao som de Tribalistas, uma vez que todos hao de concordar que as musicas em hebraico eram extremamente chatas e entediantes, e, Shai, como boa brasileira pela metade que é, colocou uma musica animada pra tocar.

Depois todos tiveram um momento rockstar com Welcome To The Jungle, algumas musicas do U2, Oasis, Nirvana e Cazuza. Foi uma das festas particulares mais animadas que ja houveram, Israel nos invejaria imensamente.

Depois de um amontoado de gente pedindo pra tocar meu cabelo e perguntando se era mesmo natural (!!!), fomos todos pro Porto e eu e a Shai enfrentamos o incrivel desafio de andar por todas aquelas pedras pra chegar ate onde a maior parte das pessoas estava. Lugar esse que proporcionava uma vista privilegiada, e por esse motivo a socializaçao foi ofuscada pela minha vontade de ficar deitada olhando para as novas constelaçoes. Nada de Tres Marias, por aqui.

Uma das melhores coisas do Adriatic, posso dizer, é perceber o quanto as pessoas de paises e culturas diferentes podem ser parecidas. E é exatamente o fato de perceber o quao parecida eu sou de alguem que veio do Canada, por exemplo, me faz sentir que essa historia sobre "Eu sou do Brasil, voce é do Canada" pode ser vista como uma besteira. O fato é que, as vezes, eu nao sinto como se eu viesse de um lugar tao diferente do lugar que todas as pessoas vieram.

Eu sinto que eu sou, mesmo, do mesmo lugar que todos aqui, e essa é a maior verdade. Vivemos todos no mesmo planeta.

é claro que as diferenças nao podem ser ignoradas, de forma alguma. Assim como a gente se sente imensamente igual, de repente se ouve alguem dizendo que seus planos para o futuro envolvem trabalhar na força de inteligencia que move a guerra em seu pais.

Aqui se tem a oportunidade de sentar no chao de repente, movidos pela força de uma conversa dificil e interessante, na qual estao envolvidos um palestino, uma israelense, e eu, abismada e sinceramente assustada pelas pessoas que planejam trabalhar e gastar o seu tempo de vida pela guerra, por ouvir alguem dizendo que nao ha espaço para todo mundo, que um pais nao deveria existir.

Eu nao consigo mesmo acreditar que alguem que va a guerra possa estar trabalhando pelo seu pais, mas foi boa e unica a oportunidade de entender o ponto de vista tanto do palestino quanto da israelense, mesmo que eu nao concorde com nenhum dos dois.

Mais incrivel ainda é ver que as pessoas nao enxergam que o fato de um pais existir ou nao nao vai apagar de uma hora pra outra a memoria das pessoas, a identidade que elas carregam consigo. Nao conseguem ver que existe, sim, uma outra saida que nao seja a guerra.

A conversa foi facilmente descontraida novamente quando o Ben, um garoto de HK, chegou imitando os sotaques de todo mundo e nos, pela milesima vez, fugimos da regiao de Israel e Palestina pra falar animadamente sobre o Italiano que foi a Malta.




Acima, tempestade se formando em Duino. Acho lindo. <3

Ciao! :*


4 comentários:

  1. Gostaria muito, de estar aí ouvindo este papo, inclusive ele me fez lembrar um livro que li, sobre a tipologia dos espíritos que foram enviados à terra, para nela se desenvolverem. Uma parte do livro aborda exatamente este tema. O extraordinário nisto tudo é verificar que mesmo depois de passados 2008 anos, embora hoje já se possa discutir, ainda existam espíritos encarnados trazendo em si os germes que provocou o seu exilio nesta orbi. Não sei se tu verificou mais eu hoje tô com a cachorra. Bjs do sonhador.

    ResponderExcluir
  2. gente O.O
    aaah a LUU dançou uma dança judaica no encontro *_* IJOSAHIOSAHIPHSIAHIPSAH´PSA´S

    ResponderExcluir
  3. Shana Tova Umetuka Duuudaaaa!
    Que lindo, você na outra metade do mundo comemorando a mesma festa que eu <3

    ResponderExcluir
  4. Eu lembrei de voce quando estava la comendo as maças com mel, Luu! *-* ♥

    E, pai, so se passaram 2009 anos pros cristaos, a terra é bem mais velha. Q HAUHAUAHUAUAH

    ResponderExcluir