domingo, 8 de novembro de 2009

Peace March - Carnaval em Novembro.

Ha poucos dias eu estava andando por Duino e senti um cheiro fortissimo de Rio de Janeiro. Eu nao saberia, realmente, descrever o que eu chamo de cheiro carioca, mas sei que senti-lo aqui, por um motivo que desconheço, me fez imensamente feliz.

Apesar disso, nao foi como me sentir em casa. Nao foi como ontem.

Existe algo que se chama Peace March (Marcha da paz), que, esse ano começou na Argentina, passou por inumeras cidades, e dessa vez passou por aqui por Trieste.

Pois bem que nos aqui do colégio fomos a tal da Peace March, muito mais pra da ruma força ao garoto que estava super entusiasmado com isso, mas ao mesmo tempo na expectativa de encontrar nada muito diferente dessas passeatas em que as pessoas clamam por paz por algumas horas, e depois voltam pras suas vidas, sem resolver coisa alguma.

Mas nos, e eu, principalmente, tive a melhor das surpresas. Foi imensamente lindo. Eu, Shai (Israel), Blanca (Espanha), Norah (Noruega), Pablo (México), Chiara, Aléssio e Carla (Italia) fomos pelo onibus e pelas ruas cantando, Shai e Blanca tocando violao.

Entao chega-se a praça onde haveria a concentraçao e nos simplesmente encontramos uma banda tocando musica brasileira. Se em um momento eu me sentia no Rio com a batucada do samba, noutro eu me sentia no Pelourinho, com um tipo de batucada diferente.

Meus olhos correm a minha volta, e veem aquelas mesmas pessoas mortas e de cor pastel - peles e almas - que eu observo sempre que ando por Trieste, dançando do jeito que bem entendiam, no meio da praça.

Tive um Brasil improvisado por um dia.

5 comentários:

  1. Nao eh Peace March, eh World March for peace and nonviolence. Eh uma pta iniciativa legal tocada pelo MOvimento Humanista internaconal.

    que bom que voce curtiu!

    ResponderExcluir
  2. Aqui no colegio a gente chamou de Peace March, Otto. (:

    ResponderExcluir
  3. http://blog.theworldmarch.org/

    Tem um video com o pessoal em Trieste. Por uns segundos voce aparece pulando no meio.

    abracos,

    ResponderExcluir
  4. Eu vi. (: O pessoal aqui do colegio acabou aparecendo bastante no meio das fotos\videos do pessoal de trieste.

    ResponderExcluir