segunda-feira, 1 de março de 2010

"We encourage you to go back home"

"Nos encorajamos todos voces a voltarem para os seus paises de origem quando acabam o UWC, para aplicar o que aprenderam aqui nos seus ambientes, etc", é o que é dito sempre, tanto nos comites nacionais quanto aqui nos colegios.

Em contraste, desde que cheguei ao colegio tudo o que escuto segundo anos conversando é sobre universidades no exterior. Ja perdi as contas de quantas vezes me perguntaram "Pra onde voce quer ir fazer universidade? Estados Unidos ou Reino Unido?" Hah. Very big deal.

E ainda ficam perplexos quando eu digo que essas nao sao minhas primeiras opçoes. O fato é que eu nao me limito aos Estados Unidos e Reino Unido porque, pelo que ja ouvi falar, nao acredito que sejam portadores dos melhores sistemas de ensino do mundo. Claro que muita gente nao concorda comigo.

O fato é que minhas prioridades sao outras. Hoje tivemos uma palestra com uma das professoras a respeito de universidades e tudo foi praticamente reduzido a UK, USA, ou Australia. E, pior, o espirito da palestra foi algo que eu nao chamaria de muito agradavel ou confortavel.

Resumindo, o que foi dito é que se voce nao tem grana pra pagar uma universidade, tem de ser o melhor pra conseguir bolsa de estudos. E ainda assim, talvez voce nao seja aceito. Tambem lembro de umas frases do tipo "Bolsa de estudos na Europa? Nao estao disponiveis", o que nao é verdade. Nao sei o motivo de tais afirmaçoes, mas nao é novidade o lance de ter de ser o melhor pra conseguir a bolsa de estudos e tudo mais.

O lance é que minha bolsa de estudos dos sonhos nao esta nos Estados Unidos - E nem eu sei onde esta. O problema é que é nos Estados Unidos onde ha a maior disponibilidade de bolsas de estudos. Obviamente eu considero voltar pro Brasil e fazer universidade la. O problema é que a unica onde eu realmente gostaria de estudar é a UnB, e Brasilia sofre de um problema geografico extremamente grave: Ausencia de praia!

Pode soar carioca demais, mas cidade sem praia/mar/grandes porçoes de agua nao é a mesma coisa. Cade aquela opçao de ir a praia no feriadao? Eu tambem tenho que pensar no quanto me divertir e tudo mais.

Nao quero resumir minha vida a uma busca eterna por grana atraves de boas universidades. Quero fazer uma faculdade da qual eu goste, num lugar que eu goste, com gente que eu goste - Se é que algo assim existe. A grana vem depois, de verdade. Quando eu digo que quero estudar Relaçoes Internacionais, mas que o que eu quero fazer pro resto da vida mesmo é escrever, as pessoas me olham como se isso fosse sinonimo de pobreza. Oh well.

De qualquer forma, eu tenho dado minhas pesquisadas calmamente, e tentado manter minha cabeça no lugar, tentando nao ceder ao fato de que eu vejo o colégio aqui no Adriatico, em muitos aspectos, se resumir a preparo pra universidades - E nos poderiamos ter tanta coisa alem disso!

Um comentário:

  1. Eu acho que vc está certíssima em continuar buscando, pra depois decidir qual a melhor opção. Eu confio no seu bom senso, tenho certeza que o que quer que vc escolha fazer, será a forma mais certa. Vá em frente garotinha, não pára, não pára, não pára NÃO!

    ResponderExcluir