sexta-feira, 12 de março de 2010

Ciencia dificil

é essa a de lidar com seres humanos. Tenho tentado.

Deixei o meu quarto. E quando eu digo isso, quero dizer que nos ultimos dois dias, se passo mais de cinco minutos la dentro, é muito. Deveres de casa  na biblioteca, noites de sono emr esidencias onde pessoas dignas vivem.


O que se passa é que me colocaram numa residencia onde vivem apenas garotas, e pode.se dizer que elas nao sao do tipo que seriam minha samigas ou nada parecido. Ainda me lembro de mim entrando na residencia com as paredes rosas e garotas loiras por toda a parte fazendo unhas e secando cabelos, o que me provoca certa ansia. A velha confusao entre ser feminina e ser uma barbie.

De qualquer forma, percebi o qual ridiculamente preconceituosa eu estava sendo, pensei que, bom, eu vim ao UWC pra aprender coisas sobre pessoas, pra que eu fizesse amizades que nunca faria antes.

Depois disso, decidi passar mais tempo no meu quarto e conhecer minhas roomas. As conheci, e cheguei à conclusao de que nao gosto nada. Tudo tao superficial, tao falso, tao tolo, TAO mesquinho.

Na ultima segunda feira, na assembleia, o Ben, da Ples, anunciou a abertura da competiçao sustentavel entre as residencias. A residencia que economizar mais agua e energia ganha um sofa ou cafeteira. Ele colocou o representante de cada residencia pra falar e, como representante da minha residencia, colocou uma barbie pra "falar". Uma boneca, mesmo.

E, bom, foi hilario. Eu mesma poderia ter feito algo do tipo, mas o problema é que foi generalizado demais e tem MUITAS meninas que nao podem ser chamadas de Barbies. Lembro que depois da assembleia nos todas nos reunimos e decidimos que a melhor forma de responder seria ganhando a competiçao.

"Voces nao gostam de ser chamadas de Barbies, gostam?"
O que minha roomate respondeu foi algo como "Pelo menos a gente é sexy", seguida da Edyta dizendo "Ah, eu acho tao fofo, isso deles... Podiamos nos vestir de barbie pra foto da residencia!"

Depois que eu e a Kate tivemos ansia imensamente provocada, o encontro acabou. A primeira coisa que minhas roomates fizeram assim que chegaram no quarto? Ligaram o aquecedor clandestino que a Ajla tem, esquecendo do combinado. (: Eu e a Phoebe pedimos que nao usassem, porque seria hipocrita e tudo mais.

O argumento delas era de que ficariam doentes a uma temperatura de 11°C, coitadas. A situaçaos e estendeu com provocaçoes e infantilidades até que eu disse estar MUITO cansada - E estava, ninguem imagina o quanto - e sair do quarto.

Depois disso foi pro Medical Center, onde a Shai estava, e dormi la, com a Shai e a Phoebe. Nos ultimos dias tenho dormido no quarto da Aye e da Anita porque a Niemke nao esta la. O bom é que so tive vantagens de toda essa situaçao, de certa forma. Nao preciso mais ve-las quando acordo e assim nao ter meu dia completamente estragado.

Meu humor nunca esteve melhor no colegio, tenho conversas reais antes de dormir. Nada de ouvir o quanto a Ajla detesta homossexuais porque eles nao fazem parte da natureza, ou o quanto a Celestina detesta todas as outras garotas da residencia enquanto as trata bem quando esta na sua companhia, ou o fato de que a Ajla nao compra comida asiatica porque na Bosnia eles acham que os asiaticos sao sujos e tudo mais.

Lembro que uma das discussoes mais feias que tive com elas foi pelo fato de que em Eurotrip, um filme completamente cheio de besteira, dois adolescente fazem sexo no Vaticano. A Celestina, filha de um padre ortodoxo, ficou revoltada quando viu isso. O que eu perguntei foi "Voce sabe quantos padres abusam crianças, no mundo inteiro? Muitos. é um pecado maior ou menor se eles o fazem dentro da igreja?"

Ela quase me bateu. Nao vejo nada de sagrado dentro de igrejas, mesmo. Respeito a quem adere uma religiao, mas que nao esperem que eu assuma os seus conceitos religiosos. O conceito de santidade da Igreja é dela e nao meu, for Chrissake.

Muito pior eu acho mentir, ser tao falsa, tao superficial, tao preconceituosa. Decidir morar numa residencia com outras pessoas que voce odeia e finge gostar - A troco de nada.

Estou MUITO feliz de ter saido de la. So nao faço oficial porque tudo aqui require burocracia, e pra mudar de residencia eu teria de conversar com a Helen, que consegue ser pior que todas as garotas da minha residencia, juntas. Ela é boa pra discursos, monologos, mas nao pra dialogos.


Pra que se feche com algo mais "positivo"...

Ontem um menino de intercambio do Mostar, da Bosnia, me pediu pra dizer algo positivo pros alunos do colegio dele. o que eu disse foi "Os homens sao grandes, mas suas almas tao pequenas!"

Ele reclamou e disse que nao era positivo. Mas era.

"E o UWC é o lugar em que voce tem a oportunidade de fazer a tua alma grande. Nao a disperdice."



Ciao, ragazzi.

Um comentário:

  1. Talvez, esta seja uma das maiores provas dentro de um uwc. Já cansei de ler posts tanto seus como da Beth dizendo que um uwc não é tão perfeito como sonhamos, mas mesmo assim temos a utopia de que as coisas sejam diferentes. Levar esse "balde de água fria" deve ser hiper difícil, mas no mínimo construtivo e tranquilizante, afinal se você percebe toda essa futilidade, significa que você pensa com a mente e não com o cartão de crédito. (:

    ResponderExcluir