sexta-feira, 9 de abril de 2010

MUN - Model United Nations. 1° dia.

Tenho de começar explicando o que é MUN, e pra que isso serve.

MUN significa Model United Nations, que é uma simulaçao de conferencias realizadas pelas Naçoes Unidas. Praticamente qualquer colegio pode realiza-la, caso se conheçam as regras (que sao extremamente restritas) para a realizaçao, e caso se distribua diferentes paises entre os alunos, que podem ser embaixadores, delegados, mesa, etc etc.

Aqui no Adriatico nos realizamos um MUN a cada ano, com todos os primeiros anos participando.

Pois bem. Foi-me dado o papel de delegada da Iugoslavia, no Historical Security Concil (Conselho de Segurança Historico), que basicamente trata de conflitos ja tratados antes pelas Naçoes Unidas no passado, sendo assim parte da Historia.

Os topicos tratados sao o territorio livre de Trieste e a declaraçao de agressao à Republica da Korea, ambos sendo topicos pertencentes ao periodo pos Segunda Guerra Mundial.

Mas isso nao importa. Eis que todos nos vamos nas nossas roupas formais (o que é um barato, me sinto ate seria na saia de cos alto e camisa social, com meia calça e salto alto), sentarmo-nos nas duras cadeiras da sala 14 por horas, em discussoes exaustivas.

Dois alunos convidados de outros colegios demonstraram um comportamento extremamente destrutivo e egocentrico no inicio da conferencia, uma vez que, sendo a primeira vez de MUN para a maioria dos alunos aqui, nos nao sabiamos ocmpletamente sobre todas as regras minuciosas de operaçao de uma conferencia, e os citados estudantes fizeram questao de usar tal fraqueza para que a intimidaçao dos outros delegatos fosse efetiva e eles proprios, mesmo que nao soubessem muito sobre o topico tratado, pudessem impor opinioes sem bases realmente historicas.

No fim, coisas impossiveis aconteceram. Iuguslavia e Italia concordaram nos termos de resoluçao do conflito, enquanto UK e USA se matavam pedindo pela presença das tropas na regiao dividindo a regiao entre Italia e Iuguslavia. Austria, que nao tinha o direito de votar, acabou influenciando opinioes profundamente, e Egito, que incialmente argumentava a favor de todo o territorio sendo dado a Iuguslavia, terminou sem concordar com coisa alguma.

Bagunça regada a palavras formais e coisas como "Honorable chairs, fellow delegates" e "Dear delegate of Iuguslavia, the delegation of Austria thinks...". Eu acho isso um completo lixo, sinceramente. Tem-se de adimitir que é um tanto patetico quando, para ir ao banheiro, voce tem de levantar sua plaquinha e dizer algo como "Ponto de Privilegio Pessoal".

Pra mim parece muito mais um bando de adolescentes arrogantes brincando de usar vocabulario formal, sem saber o que significa respeitar aos outros de verdade.

De qualquer forma, é, foi e vai ser muito util pra mim. Discursos formais sao algo que eu definitivamente preciso aprender, mas eventos como o de hoje me fazem duvidar MUITO se a profissao de diplomata é algo realmente feito pra mim.

Eu quero uma vida sossegada, e ambientes competitivos me fazem demasiadamente agressiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário