quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

ToK

Teoria do Conhecimento. Seja la do que se trata essa materia ( e nem os professores sao capazes de explica-la, o que nao me é bem novidade), encontra-se agora na minha TimeTable, me tirando o penultimo tempo livre na semana e me deixando com um ultimo solitario que provavelmente me dara mais uma hora de sono a cada duas semanas. Grande presente.

A discussao proposta nas aulas é bem interessante, de qualquer forma. Pode-se considerar uma filosofia do dia-a-dia abordada por pessoas que nao escolheram estudar filosofia, lideradas por um professor de matematica que da aulas cretinas e que nao consegue ensinar nada sem auxilio da calculadora. Deve-se adicionar aqui a figura importante de um menino Estadunidense que tem paixao especial por dizer besteiras. Ao menos eu as considero assim.

Interessante é que ele fica extremamente empolgado enquanto tenta nos convencer das idéias dele que começa a mover a cabeça de forma estranha enquanto fala e a afinar a voz ao dizer "Its so fuuuuunny!". Eu e mais uns outros chegamos a conclusao de que a melhor comparaçao para a forma como ele se balança enquanto fala é a de um cachorro que esta vendo a bola, quer ir pegar, vai atras e se perde no caminho.
Assim deve ser o Mark com as suas idéias. Ele as ve de relance, vai atras, mas no fim acabou por dizer mais "whatafuuck" e "its so fuunny!" do que por expressar qualquer idèia consistente.

Uma vez nos entramos por uma discussao e ele ficou tao atormentado quanto eu fico ao ve-lo falando, ao me ouvir dizer que falar rapido demais com alguem que nao é um native speaker era uma boa estrategia pra tentar impor suas opinioes, mas que eu tinha esperanças de ve-lo se controlar um dia.

De qualquer forma, ToK nao é sobre o Mark. é so que eu fiquei pensativa depois da minha primeira aula. Tendo como professor o mesmo senhor que leciona matematica, foi bastante estranho ao ve-lo com uma mente tao aberta nas aulas de Teoria do Conhecimento. Ele nos mostrou um video bem conhecido no Youtube, que alguns alunos de universidade fizeram, questionando os metodos de ensino, a resposta dos alunos ao mesmo e tudo mais.

Pra dizer a verdade isso so me fez criar uma ideia pior sobre o tal professor de matematica. Se antes eu preferia assumir que nao era culpa dele por nao ensinar nada diferente de apertar botoes na calculadora e copiar graficos da mesma, agora eu sei que ele conhece as criticas feitas a professores como ele, e ainda assim tem a coragem (e a cara de pau) de ir lecionar da forma que leciona.

De qualquer forma, que seja. Rio, ainda que seja mais tragico que comico.

Ri hoje tambem durante minha aula de Biologia. A professora foi fazer uma demonstraçao de um experimento bem simples pra turma e foi o pior uso do laboratorio que eu ja vi alguem fazer. Entao eu me pergunto, como é que podem colocar uma pessoa pra supervisionar a uma atividade que ela é capaz de realizar de forma pior que eu? Intrigante. E nao é que eu seja boa demais, nao sou. Sou uma droga em Biologia e se eu pudesse nunca estudaria nada relacionado a. Mas é so uma questao de atençao e tudo mais.

De qualquer forma, foi bom voltar, foi bom ter estado de férias. Em um mes passei pelo estado de "Preciso de férias desse colegio", "é, realmente precisava de férias", "Por mim nunca mais volto pra la" "Quero praia" e "Ok, esta na hora de voltar, preciso de Duino". Nao se imagina o sorriso que me veio ao chegar em Veneza, do aviao pequeno da easyjet que me deu dores de cabeça, tudo porque eu estava ouvindo pessoas falando italiano a minha volta, o tempo inteiro. Pode-se achar estranho, mas me senti em casa e meu italiano fluiu melhor do que antes, exceto pelo "merci" que vinha SEMPRE no lugar de "grazie".

Tudo me fez compreender que, por mais que eu reclame e veja defeitos, gosto desse lugar, ou ao menos incuti tanto a ideia na cabeça que ficar longe daqui antes de 2 anos parece estranho demais.

2 comentários:

  1. estranho sentimento de home sweet home, right?! :)

    ResponderExcluir
  2. ouhm dude,voce tátão bem ai *-*
    Eu quero umvideoseu falando italiano *_*
    Love Ya, e ainda estou com um sorriso bobo por voce ter falado de mim no outro post ><

    ResponderExcluir