quarta-feira, 14 de abril de 2010

Comunista por 3 dias.

Quem me conhece bem sabe que tenho simpatia por movimentos de esquerda - Embora esteja longe de me considerar comunista. Acho mesmo que se Comunismo fosse um garoto, seria do tipo "bonitinho, mas quando abre a boca espanta qualquer uma". E que se economize criticando a analogia idiota, uma vez que nenhuma analogia e perfeita.

Pois bem. Como eu disse em alguns posts anteriores, fui representante da Yugoslavia por 3 dias na MUN, e, acreditando que os outros dois dias tambem mereciam devida descricao, vim parar por aqui.

"Dear Chairs, fellow delegates... To the delegation of Yugoslavia it seems clear that the actual intentions of the USA's interventions in South Korea are NOT the South Koreans' well-being or comfort! Fellow delegates, it's clearly an attempt to incorporate the cold war in a poor territory to fight against a beautiful ideology, and this ideology is the communism!"

Isso foi o que eu disse num dos momentos, com meus "colegas" de comite me olhando com cara de assustados. No MUN, onde fui comunista por 3 dias, em certo ponto acabei entrando de verdade no jogo e defendi a Iugoslavia, pobre Estado-Fantasma, com bravura - ate porque todos os meus co-years e second-years dos paises balcas me perguntavam o tempo todo algo como "E ai, esta defendendo a gente, drugarise?"

O que eu penso de todos esses 3 dias e que, mesmo tendo de usar a linguagem formal perfeitamente inutil, mesmo me estressando com o comportamento arrogante de certas pessoas, valeu muito a pena e eu aprendi milhares de coisas.

Dentre as pessoas que me irritaram veramente, estava o Garoto Donut. Passei a chamar-lo assim depois de uma vez em que ele, ao responder uma das minhas falas, disse algo parecido com "Queridos delegados... A delegacao da Austria pensa que os argumentos usados no discurso da delegacao da Iugoslavia sao como um grande donut: Muito doces, mas com um grande buraco no meio".

Eu fiquei puta. Nao pelo que ele falou sobre meu argumento (porque era mesmo falho, mas eu TINHA de usar, uma vez que era o ponto de vista da fuckin Iugoslavia), mas pela analogia babaca que ele usou - E ve-se que ja estou sendo atingida, apontando como sintoma a analogia babaca que fiz no comeco desse post.

Eu contei a minha roomate da Australia e ela disse que isso e absurdamente ridiculo para se dizer em ingles - E em qualquer lingua, for God's sake! Pelo sim pelo nao, logo depois da analogia feita tudo o que eu pude dizer ao delegado da Austria foi que nos poupasse, por gentileza, das analogias infantis e nos presenteasse com um argumento de verdade, uma vez que a delegacao da Iugoslavia se sentia veramente ofendida por ir a uma conferencia das Nacoes Unidas e ter que presenciar e ouvir tal discurso de tao respeitavel delegacao como a da Austria.

No fim dos 3 dias, o problema do Territorio de Trieste foi resolvido, com tropas da UN ocupando a fronteira por um periodo limitado a 10 anos e com financial aids dos aliados para a Italia e Iugoslavia (LOL). Nos tambem impedimos a Guerra Koreana de forma LINDA, usando The Veto Power numa das vezes pra embarreirar a resolucao do Reino Unido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário